O Instituto JBOliveira de Educação e Capacitação Profissional surgiu do ideal e da dedicação do Professor João Baptista de Oliveira, mais conhecido como J. B. Oliveira. Desde muito jovem, sempre procurou transmitir conhecimento e ensinamentos a quem estivesse a seu redor. Ainda adolescente, seus colegas do curso fundamental recorriam a ele para ajudá-los a assimilar e fixar as matérias. Especialmente nas disciplinas gramática portuguesa, latim, inglês, história e geografia.
Essa mesma situação perdurou, também, durante todo o tempo em que cursou a Escola Militar da Força Aérea Brasileira, em que se graduou Controlador de Voo.
Mais tarde, por solicitação de amigos e conhecidos que queriam ampliar seus conhecimentos, criou o embrião do atual Instituto: em um conjunto da rua Barão de Itapetininga, montou o CPCB – Curso Prático de Cultura Brasileira, no qual lecionava gramática portuguesa, literatura luso-brasileira, história geral e do Brasil e sociologia. Nesse mesmo espaço, montou o curso pré-vestibular para a faculdade de Direito, pelo qual passaram muitos atuais advogados e demais operadores do Direito.
Posteriormente, em espaço mais amplo na Xavier de Toledo, estruturou um curso pré-militar, isto é, curso preparatório para ingresso às escolas da Força Aérea Brasileira: Academia da Força Aérea, Escola Preparatória de Cadetes do Ar e Escola de Especialistas da Aeronáutica.
Após formar-se em Direito, contratado pela Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo passou a ministrar seminários itinerantes de Legislação Trabalhista e Direito do Trabalho, tendo percorrido o interior do Estado, levando o estudo sistemático dessas disciplinas. Por esse período, e pelas mesmas instituições, lecionou também Previdência Social, com ênfase na transição do Sistema da Estabilidade para o do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, pouco conhecido à época.
Ainda nos anos 1970, criou o Curso de Comunicação Oral e Relacionamento Socioprofissional – Oratória Moderna, que integra ainda hoje a grade de programas educacionais do Instituto, ao lado do PRG – Programa de Reengenharia Gramatical; Cerimonial e Protocolo na Prática; Técnicas Avançadas de Vendas e Elementos de PNL – Programação Neurolinguística.
Nomeado pelo prefeito Olavo Setúbal, foi diretor do Centro Educacional e Esportivo Arthur Friedenreich, no período de 1975 a 1979, revolucionando sua administração, introduzindo grande quantidade de cursos para os escolares da região de Vila Prudente e criando o “Concurso Cultural Arthur Friedenreich”, em três edições consecutivas.
Em setembro de 1984, montou a empresa ATM – Assessoria, Treinamento e Marketing, que passou a ser o suporte formal de seus cursos, e que logo teve sua razão social alterada para JBO Assessoria, Treinamento e Marketing, entidade mantenedora do Instituto JBOliveira de Educação e Capacitação Profissional. Mais tarde passou a registrar no papel seus ensinamentos, publicando as obras “Falar Bem é Bem Fácil”; “Cerimonial e Protocolo na Prática”; “Boas Dicas para Boas Falas” e “Mostrando a Língua”, entre outros.
A convite do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola, ministrou palestras sobre essas obras em praticamente todo o território nacional.
Na atualidade, o Instituto JBOliveira de Educação e Capacitação Profissional dispõe de um quadro de excelentes e renomados facilitadores e capacitadores, ministrando – além dos programas de Oratória Moderna; Cerimonial e Protocolo; Programação Neurolinguística; Modernas Estratégias de Vendas; Reengenharia Gramatical; Organização e Liderança de Reuniões – cursos de Perito Judicial; Perito Aeronáutico; Perito Veicular; Grafotécnica e Documentoscopia; Juiz Arbitral e Reforma Trabalhista, entre outros.
Esses treinamentos são ministrados “in company” e, nesse caso, customizados, de modo a atender às necessidades e exigências da empresa.
Na realidade, e em síntese, o que o Instituto JBOliveira faz é somar à sua longa tradição os mais modernos recursos da evolução tecnológica, sempre oferecendo o que de melhor existe em pedagogia empresarial.
|