INTRODUÇÃO

Muitas pessoas acham – até juram – que a atividade de capelão só existe nas áreas militar e religiosa... e que só pode ser exercida por homens !

 

Esses paradigmas precisam ser quebrados !

 
RAZÃO DE SER DA ATIVIDADE DE PERITO JUDICIAL

A figura do capelão, em qualquer ambiente, é a do Aconselhador, do Pacificador de conflitos intrapessoais ou interpessoais. E isso  não depende de religião ou de militarismo... Onde houver um grupamento humano – hospital, escola, prisão, empresa, associação, sindicato etc. – sua ação de harmonização torna-se indispensável. A frase latina “Ubi societas, ibi jus”: ”onde estiver a sociedade, aí estará o Direito”, pede esta adequação: “Ubi societas, ibi necessitas”:  “onde estiver a sociedade, aí estará a necessidade”!


A escola, por exemplo, é foco de conflitos entre: direção e alunos – ou pais de alunos; direção e professores; professores e colegas; professores e alunos; alunos e alunos... Isso também ocorre em: hospitais, clínicas, clubes, empresas, sindicatos, associações de classe, ONGs etc.

 

Como Aconselhador, Ouvidor, Ombudsman, o Capelão busca apaziguar o mal-estar, impedindo-o de se tornar ação judicial ou extrajudicial, harmonizando as partes envolvidas. Assemelha-se, assim, aos MESC: Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos, que são: Mediação, Conciliação e Arbitragem. Com uma vantagem: a Capelania atua pacífica e preventivamente!
 
OBJETIVO

Transmitir ao participante todos os conhecimentos necessários ao exercício dessa nobilitante atividade, habilitando-o a atuar como Capelão ou Capelã em qualquer segmento social.

 

Orientar quanto às características, direitos e deveres da função, fornecendo subsídios e referências históricas, sociológicas, teológicas e pedagógicas acerca da Capelania como fator integrante da Diplomacia Civil, Cidadania e Docência e como elemento indutor de Liderança Pacífica, Inteligência Espiritual e Resiliência no meio sociocultural.

 

Formar novos Capelães e Capelãs para atuar como: orientadores de conduta pessoal, promovendo liderança e cidadania; facilitadores de entendimento humano; harmonizadores de relações interpessoais e pacificadores  de conflitos sociais generalizados.

 

Demonstrar que Capelania é uma função laica e civil, não se confundindo com ministério religioso nem com serviço militar, que estão em sua origem histórica, mas não em sua condição atual.

 

SITUAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS

NA ATUAL LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Segundo o ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Desembargador José Renato Nalini, a Constituição de 1988 promoveu a “judicialização dos conflitos”!

 

Com sua promulgação, qualquer discórdia passou a virar ação judicial. Resultado: temos hoje 100 milhões de processos em andamento!

 

Frente a esse caos, o Poder Judiciário passou a incentivar formas de solução de demandas FORA DOS TRIBUNAIS, especialmente pela ARBITRAGEM, em que “pode ser árbitro qualquer pessoa capaz” e “a sentença que proferir não fica sujeita a recurso ou a homologação pelo Poder Judiciário”.

 

ENTRETANTO, o ideal mais elevado é cumprido pela CAPELANIA, em que o conflito NÃO CHEGA SEQUER A SURGIR, pois é resolvido pela harmonização entre as partes!

 
JETHRO INTERNATIONA CHAPLAIN E INSTITUTO J.B.OLIVEIRA

Jethro International Chaplain, é uma notória faculdade localizada em Boston, Estados Unidos.

 

Sua principal missão é capacitar e instrumentalizar líderes dentro dos processos da Inteligência Espiritual, para que possam atuar firmemente no meio social, orientando e promovendo os verdadeiros valores humanísticos.

 

É de sua competência fornecer o programa de formação, a Carteira Funcional e o Distintivo elaborados nos Estados Unidos.

 

Após ter-se formado na instituição, o Professor J.B.Oliveira ministrará o curso pelo Instituto J.B.Oliveira de Educação e Capacitação Profissional, seguindo orientação e coordenação da Jethro International Chaplain, em 20 horas, das quais 3 são presenciais e 17 em à distância (EAD), altamente ilustradas.

 
PÚBLICO-ALVO

Todas as pessoas, maiores de idade, mesmo sem formação superior, que se disponham a atuar na pacificação de conflitos de todas as ordens e dimensões.

 
APOIO INSTITUCIONAL

 
CARGA-HORÁRIA
3 horas presenciais e 17 horas à distância (EAD), totalizando 20 horas corridas, equivalentes a 24 horas-aula, mais material digital didático de apoio e vídeos instrucionais completando seu processo de aprendizagem.
 
AULA PRESENCIAL
DIA 25/01/2019 - SÁBADO - DAS 09h ÀS 12h
 
GARANTA JÁ A SUA VAGA !
 
INVESTIMENTO
10 X R$ 199,00 NO CARTÃO DE CRÉDITO
 
INCLUI
1 vaga para o curso

Coffee-Break

Apostila on-line

Certificado de Participação

Acesso permanente a todo conteúdo on-line
Inserção em Grupo de Discussão no Facebook
Carteira e Distintivo Funcional de Capelania Internacional
 
FACILITADORES RESPONSÁVEIS
Professor Dr. Rorigo Teras
Professor Dr. J.B.Oliveira
 
CARTAZ DE DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 

Professores e instrutores especialistas

buscam a excelência de cada aluno

 
Através de nosso método exclusivo de ensino, nossos profissionais conseguem capturar a essência de cada participante, de maneira didática, prática, direta e entusiasta.
 
 
 

Essas são as principais razões para você escolher nosso sistema educacional

 
cursos práticos e objetivos que respeitam o valor de seu tempo
 
processo de reciclagem e assistência pós curso durante seis meses
 
certificação imediata após cada curso e com o devido registro
 
aqui seu curso tem exatamente o tempo que precisa, sem enrolação
 
 
 
 
Perito Judicial
Acrescente esta atividade e aumente seus ganhos sem interferir em seu trabalho, fazendo aquilo que sabe fazer
 
Oratória Moderna
Melhore sua comunicação, em todos os níveis, através do exclusivo método J.B.Oliveira de Comunicação Integral
 
Cerimonial e Protocolo
Aprenda na prática como organizar, dirigir e apresentar eventos de todos os portes, para todos os públicos

     
   
 
   
 
Desenvolvimento e Criação
JBO Next | Artstation
 
Copyright © 2015 | www.institutojboliveira.com.br
Todos os direitos reservados.